terça-feira, 16 de julho de 2013

Peça de Teatro: A Herança do Rei Tardado

Oii! Hoje vou postar um teatro super 
rápido e simples de ensaiar!!

A Herança do Rei Tardado
Rei Tardado (calmo e sensato) –
Rainha Takanha (boa esposa mas como rainha alienada) –
Princesa Tutânia (muito brava) –
Princesa Tulipa (desligada) –
Princesa Túlia (fútil e egocêntrica) –
Princesa Tulimpia (mania de limpeza)
Ministra Cretunia (fiel e sábia) –
Príncipe Tontan (cowboy) –
Príncipe Burran (ladino) –
Príncipe Boban (artista) –
Principe Porcan (nojento) -
História
            Numa terra muito distante, há algumas dezenas de anos atrás, reinava no país da Tantânia o glorioso Rei Tardado. Ele era rico e amado por seu povo. Mas ele tinha 5 problemas. O primeiro era a sua amada esposa a Rainha Takanha. Como esposa era ótima mas como rainha...ah...como era fraquinha! Seus outros problemas era suas 4 lindas filhas: Tutania, tão brava, tão mal humorada, que costumava ser comparada com um terremoto, um vendaval, um maremoto, uma avalanche, tudo junto. Tulimpia, que alem de chata era obsecada por limpeza, tudo tinha que estar no seu lugar certo, se nao ela tinha um ataque. Tulipa, essa era boazinha mas ai...ai... burrinha. Não estava nem ai pra nada. Faziam dela de gato e sapato e ela nem percebia. Túlia, fútil, fútil de dar dó. Sem um espelho e um vestido novo não era nada.Uma dessas princesas, um dia herdaria o reino de Tantania. Que difícil decisão para o nosso Rei tomar. Nenhuma delas parecia preparada para tal função.
Rei Tardado: Querida, sei que cedo ou tarde vou ter que deixar esta vida. O que será do nosso reino? Creio que nossas filhas não estão preparadas para uma tarefa tão difícil como governar um país.
Rainha Takanha: Marido meu, você esta subestimando nossas meninas. Elas são ótimas. Tão bonitas, inteligentes, equilibradas. Qualquer uma pode assumir o seu lugar.
(Tutânia entra gritando bem estúpida)
Tutânia: Sai da minha frente seu incompetente. Ô pai, essa sua ministra é um nó cego. Vive querendo me explicar tudo. Fala para ela ficar longe de mim, se não eu pego, eu pico e jogo pela janela.
Rei Tardado: O que foi desta vez minha fiel Cretunia?
Ministra Cretunia: Se encontra no palácio o príncipe Tontan, da Tontolandia, que quer ver a princesa Tutania. Mas antes que eu pudesse dizer qualquer coisa ela, com sempre, começou a gritar.
Rei Tardado: Paciência Cretunia. Por favor faça-o entrar.
Tontan: Magestade ... (mesuras)
Rainha Takanha: Um príncipe country, eu nunca vi disto.
Tontan: Meu país é uma grande fazenda. Cheio de bois, cavalos e galinhas. É um lugar maravilhoso. Eu sou o rei dos peões de boiadeiro, o rei do rodeio. Ouvi dizer que aqui tem uma egua MUITO
brava. E eu vim para domá-la.
Tutânia: Ele me chamou de que? Aaaaah... eu vou esfolar esse cara...
ele não sabe com quem esta lidando!
(Cretunia a segura, mãe a acalma)
Tontan: Vejo que não exageraram em nada. É uma pexona brava mesmo. Vou adorar amançar essa fera.
Ministra Cretunia: E você pretende fazer isso como?
Tontan: É fácil, é só segurar forte na crina e não soltar. Ai o bicho cansa e fica manso como um gatinho.
Tutânia: Gatinha? Você vai ver as minhas garras. Eu faço de você filé bem passado.
Rainha Takanha: Eu não entendo muito bem esse seu idioma mas isso tudo, quer dizer que você quer casar com a minha filha, certo?
Tontan: Certo.
Tutânia: Não caso com esse Chitaozinho e Chororó fajuto nem morta. Projeto de Leandro e Leonardo...
(sai com desprezo)
Rei Tardado: Acho que você deveria nos visitar mais vezes. Talvez no futuro você consiga seu objetivo.
Tontan: Se tenho seu consentimento para voltar, me despeço e agradeço.
Ministra Cretunia: Vossa Magestade, o principe Porcan esta a caminho do castelo para se encontrar com sua filha Tulimpia.
Rei Tardado: Obrigada Ministra, mande charmar Tulimpia imediatamente !
Ministra Cretunia: Acho que nao sera necessario magestade, ali esta ela vindo reclamar de alguma coisa suponho.
(Tulimpia entra na sala do trono com uma face zangada batendo o pe)
Tulimpia: Papaaaaaaaaaii, aconteceu uma coisa horrivel !! Os nossos servos da parte da limpeza se recusão a arrumar meu quarto novamente, porque deixei um pouco de sujeira cair no chao..
Rei Tardado: Mas Tulimpia, eles limparam seu quarto faz algum tempo, nao e necessario que o facam novamente minha querida.
Tulimpia: Mas papai... ele esta MUITO sujo , ordene que o limpem denovo agora !
Rei Tardado: Já peço que o façam novamente minha filha, tenha paciência de esperar um pouco, até porque a ministra Cretunia me avisou que seu pretendente esta chegando..
Tulimpia: Pretendente papai ?? Porque o senhor não me falou nada ? tenho de lavar meu cabelo, me arrumar adequadamente e...
Rei tardado: Não. Fique assim querida, ele já chegou.
(Porcan entra, todo mal arrumado, fedido)
Porcan: Magestade, princesa e um prazer conhece-los novamente.
Tulimpia: (Com cara de nojo) Mas que cheiro horrível e esse ???
Porcan: Mil perdoes princesa, na minha terra e muito frio, não tomamos banho com muita frequência !! Alem do mas, a viagem foi longa para encontra-la (soltando um arroto)
Tulimpia: TIRE-O DA MINHA FRENTE, seu nojento !!
(tulimpia sai correndo da sala)
Porcan: Ela e sempre assim majestade ?
Rei Tardado: Não, as vezes ela dorme.
(ambos riem).
Ministra Cretunia: Majestade, Tulipa ja se encontrou com seu pretendente e os dois estão vindo para cá.
(entra Tulipa com Burran)
Tulipa: Mamãezinha, papaizinho queridos, este é Burran, príncipe... da onde mesmo você é?
Burran: Haaam... é longe, vocês não conhecem, há há (risadinha)
Rei Tardado: Sr. Burran, tornando-se rei de Tantânia, qual seria sua  primeira atitude?
Burran: Mais impostos, é claro. Mais impostos para ter economias nas épocas de vacas magras. Ham, ham, sabe com é, um rei tem que ser  previdente. (para o publico) E é preciso muito dinheiro para eu aguentar essa burrinha.
Rei Tardado: Ah! Sim... eu entendo.
Tulipa: Vamos, quero mostrar minha coleção de enfeites de geladeira,
você vai adorar...!
(eles saem, Burran com sorriso bem amarelo)
Rei Tardado: O que você achou deste, Cretunia?
Ministra Cretunia: Não me pareceu muito sincero, majestade.
Rainha Takanha: Eu achei-o muito charmoso.
(Túlia entra com espelho na mão)
Túlia: Ai, como sou bela!
Rainha Takanha: Tuas irmãs já apareceram com pretendentes, e tu?
Túlia: Não há homem digno da minha beleza.
Ministra Cretunia: Talvez não mas acaba de chegar o Sr. Boban, de Tapadópolis. Diz ser artista plástico e quer vê-la.
Rei Tardado: Deixe-o entrar.
Boban: Majestade (mesuras). (para a rainha)AH... que clouse perfeito, que perfil... que linhas gregas...oh é uma Deusa. E essa beldade? (para Tulia) Sua irmã com certeza.
Túlia: Não, é minha mãe.
Boban: Está explicada tão real formosura, tem de quem herdar tanta beleza. (beija a mão da rainha)
Rainha Takanha: (para o publico) Que cavalheiro!
Boban: (para Tulia) Minha musa, amo-te, preciso pinta-la, imortalizar tamanha beleza. Minha Monalisa.
Túlia: (para o público) Acho que to gostando deste cara. (para os pais) Papai, mamãe, tchau. Ele vai esculpir a mais famosa de todas as Vênus, “A Vênus de Tantania”. E eu vou ser a modelo, é claro.
Boban: Monamuuuur... (saem)
Rei Tardado: E esse?
Ministra Cretunia: Um desastre.
Rainha Takanha: Esse rapaz é um artista, um gênio, que sensibilidade... Muito perspicaz, não notaram?
Rei Tardado: É, sem duvida... Cara Cretunia, acho que não posso mais adiar minha decisão. Reúna minhas filhas e seu pretendentes, quero falar-lhes.
Ministra Cretunia: Sim Majestade.
Rainha Takanha: Não sei porque estas tão preocupado. Se você não quer demonstrar preferência por nenhuma de tuas filhas, da a cada uma delas uma função. Por exemplo, Tutania seria excelente ministra das Forças Armadas, é tão corajosa e determinada.
Rei Tardado: Com o gênio dela em poucos meses estaríamos em guerra contra o mundo todo e seriamos riscados do mapa.
Rainha Takanha: E a nossa querida Tulimpia, com ela no reinado nosso reino iria ser bem mais limpo e puro, nenhum papel no chao, seria uma belezura de bonito nosso reino, pense “Tantânia o reino mais limpo de toda a historia”, nao seria maravilhoso ?
Rei Tardado: Maravilhoso ? Viveriamos em uma ditadura da limpeza, com a Tulimpia se haver uma poeirazinha ela já manda limpar, não não querida a Tulimpia esta fora de questao.
Rainha Takanha: Que tal Tulipa para ministra da Economia, ela é tão  inteligente. Acho que lucraríamos muito.
Rei Tardado: Esperta como ela é, nossa economia entraria num caos tão grande quem nem o Fernando Henrique com o milagre do plano Real resolveriam o problema.
Rainha Takanha: E Túlia, como ministra da Educação e Saúde. Ela é tão sensível, perfeita para o cargo.
Rei Tardado: Com certeza ela mandaria para o exílio todos que ficassem doentes e nas escolas seria ensinado apenas como adorar Tulia.
(irmãs entram conversando entre si no canto do palco)
Tutania: Eu sou a mais velha e papai vai me escolher como rainha. Espero que vocês não morram de inveja.
Tulia: Inveja de você? Que bobagem! Papai vai escolher a mim porque sou a mais bela e maravilhosa deste reino e todos me amam.
Tulipa: Papai vai escolher uma de nós para ser rainha? Ninguém me falou nada.
Tutania,Tulia e Tulimpia: Como você é desligada Tulipa.
Tulimpia: Mas nesse caso, não ha duvidas que o papai vai me escolher, eu sou a mais responsável daqui, e também a mais limpa.
Tulipa: Tulimpia contenha-se, todos sabemos que eu sou a queridinha do papai e da mamãe, concerteza eu vou ser a escolhida.
Tutania,Tulia e Tulimpia: SONHA TULIPA.
(entram os pretendentes com Cretunia)
Tutania: O que? Você aqui de novo?
Tontan: Como esta minha flor de cactus?
Tulipa: Oi, Burranziiiinho...
Burran: (para o publico) Ela é meio bobinha, mas é tão engraçadinha não é? (comprimenta)
Tulia: O que você trás ai?
Boban: Teu retrato. Minha obra prima. (mostra o retrato e é uma obra cubista radical) (Tulia faz cara de espanto e as irmãs caem na risada)
(Cretunia bate o bastão no chão três vezes, todos olham para o Rei e se
curvam)
Rei Tardado: Minhas queridas filhas e digníssimos convidados. Chamei todos aqui esta noite para comunicar minha decisão. Queridas filhas, venham cá. Vocês estão vendo aquela linda arvore?
Tutania: Qual? Aquela na montanha?
Rei Tardado: Não, aquela no campo.
Tulipa: Qual? Aquela a direita?
Rei Tardado: Não, aquela a esquerda.
Tulia: A de frutos amarelos?
Rei Tardado: Não, a de frutos vermelhos. Podem deixar. Já nem lembro mais porque queria mostrar-lhes aquela arvore. A verdade é que tenho observado muito vocês, minhas filhas. E percebi que tua mãe e eu, no afã de querer que vocês fossem felizes, acabamos estragando vocês. Tutania, você é muito mimada, pensa que sabe tudo. É intolerante e austera. Para ser rainha precisa aprender sobre amor, compaixão e perdão. Tulimpia, e outra mimada, se não limpam na hora que ela quer já começa a fazer um escândalo, filha, o mundo nunca sera 100% limpo querida. Tulipa, você sempre teve quem fizesse tudo por você. Nunca precisou pensar em nada, todos seus problemas foram resolvidos por outras pessoas. Você precisa aprender auto-suficiência. Tulia, seu egocentrismo impede você de ver que existem outras pessoas no mundo. E que todas as coisas que Deus criou são belas e importantes. Você precisa aprender humildade. Minhas filhas, amor, compaixão, perdão, auto-suficiência e humildade são características fundamentais para se reinar. Por essa razão escolhei para assumir meu lugar...Minha amiga, a Ministra Cretunia!
TODOS: A Ministra Cretunia ?
Ministra Cretunia: Eu, majestade?
Rei Tardado: Sim. Minha fiel, constante e sábia conselheira. Você tem
todas as qualidades para ser uma Rainha.
Ministra Cretunia: Sinto-me honrada com sua confiança e farei tudo para não decepcioná-lo. Tentarei governar com justiça e amor, buscando o progresso de nosso país e o bem estar do povo.
Rei Tardado: E você, meu caro príncipe Tontan, eu espero que consiga domar sua fera.
Tontan: Pode deixar comigo.
Rei Tardado: E Porcan, espero que voce consiga conquistar minha pequena Tulimpia, ela e muito obcecada com oque faz, acho que você terá de convencer ela que o mundo não gira em torno da limpeza, a coisas a mais para fazer do que ficar limpando tudo.
Porcan: Pode deixar magestade, vou fazer de tudo para conquistar ela, ate porque a primeira vez que eu coloquei meus olhos nela já senti que era amor a primeira vista, mesmo com todas as diferenças.
Rei Tardado: Você, príncipe Burran, espero que resolva seus problemas financeiros e quando escolher com quem casar, faça por amor.
Burran: Confesso que procurei sua filha por interesse, mas descobri nela uma ingenuidade cativante. Acho que tenho muito que aprender.Se me permitir continuo a cortejá-la.
Rei Tardado: Príncipe Boban, sua alma de artista pode ver além do que vemos. Espero que seu trabalho seja sempre para nos ajudar a enxergar os diferentes pontos de vista.
Boban: Obrigado majestade. Espero ajudar sua filha a enxergar que existem outras coisas belas neste mundo alem dela.
Rainha Takanha: E agora que estão todos felizes, contra regra solta o SOM DJ e trás a PIZZA, por que tudo neste país acaba com musica e pizza.
FIM!

Espero que tenham gostado! Bjs 

Um comentário: